Apresentação

Caros Congressistas,

A Associação Portuguesa de Patologia Dual - APPD, organizou o VII Congresso Nacional de Patologia Dual, que se realiza em 22 e 23 de Junho de 2017, no Auditório do Alto dos Moinhos, em Lisboa, Portugal, com o tema ESPECIFICIDADES EM PATOLOGIA DUAL. Depois da organização de eventos de grande impacto e com especialistas de renome internacional, este ano propomo-nos aprofundar temas sensíveis e pouco debatidos no âmbito da Patologia Dual, mantendo, o nível científico que têm caracterizado os anteriores.

Concretizado o objetivo de divulgar o conceito e metodologia de intervenção em Patologia Dual, impõe-se agora dedicar a nossa atenção a aspetos específicos e pouco discutidos sobre o doente dual. Assim, este evento, dedica um painel de discussão aos problemas relacionados com o tabagismo, outro aos problemas relacionados com crianças e jovens com dificuldades de desenvolvimento e de integração na sociedade, uma mesa redonda aos problemas comportamentais e novas ameaças como o “Jogo” da Baleia Azul, uma mesa redonda dedicada às particularidades da intervenção farmacológica nos doentes com patologia dual e por fim uma mesa redonda dedicada às particularidades da Patologia Dual no feminino e outra a questões relativas à violência.

Durante dois dias, cerca de 300 médicos psiquiatras, outros médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores, familiares e doentes, têm a oportunidade de refletir e discutir problemas de alto impacto na vida social e no bem estar da população, enriquecendo os profissionais, melhorando o conhecimento e capacidade critica, combatendo o estigma associado a estes quadros clínicos.

Agradecemos aos membros da comissão de honra, da comissão científica nacional e internacional e da comissão organizadora, a todos os participantes e às casas comerciais, todo o empenho e colaboração, que nos dedicaram.

A todos desejamos uma boa jornada de trabalho.

Bem-vindos a Lisboa.

Junho de 2017